quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Um passado imaginario

Lí este texto em uma comunidade no Orkut da qual faco parte e achei o texto incrível,pois o autor conseguiu passar em breves palavras tudo oque muitos de nós colecionadores pensamos e sentimos...
O texto é de Rodrigo Karagan e eu acho que cai bem nao somente para os que colecionam Playmobil (o texto foi tirado de uma comunidade sobre os mesmos),mas para os que colecionam qualquer tipo de brinquedo...bonecas,carrinhos...


Ontem brinquei com os meus brinquedos... Não é a mesma coisa...
Ontem deu vontade...Espalhei minha caixa na cama e tentei recriar alguma estória...
Não deu certo!A imaginação não é mais a mesma.O problema na verdade,nem é com essa capacidade..mas com um certo "compromisso" que assumimos quando viramos gente grande.Tive uma sensação estranha, algo entre ridículo e embaraçoso,não quis que me vissem,me escondi. Não conseguia fazer as falas nem os ruídos, eu ria de mim mesmo, ao me ver fazendo aquilo. É estranho como um adulto pode se sentir bloqueado pelo olhar de outros, como se brincar carregasse uma certa culpa, ou distúrbio. E isso, comigo estando em casa, entre parentes... Mesmo assim tive que fechar a porta do quarto e ficar de alerta para não ser pego em cheio. Seria um constrangimento? Preferia acreditar que não, mas tenho que admitir que sim...
Eu olhava aquelas carinhas sorridentes e os bracinhos abertos que não poderiam se mexer independentes de mim e... poxa, acho até que eu poderia ter chorado. Como era bom brincar de playmobil!!!! Nossa, que saudade dos fins de tarde, bem depois da escola, antes do banho e da mãe chamando para o jantar, aquele instante em que vc ouvia os ruídos da panela de pressão chiando e o rádio tocando musiquinhas que vc não conhecia. E minha mãe cantando na cozinha enquanto meu pai fazia pequenos consertos nos móveis ou objetos domésticos. Eu deitava no chão fresquinho da sala e sabia que ali o meu mundo era perfeito. Incrível!! Juro que vou brincar mais vezes. Não, não por saudosismo. Mas para nunca esquecer desses momentos. E para que eu não precise mais me esconder para fazer coisas que gosto e que não prejudicam e nem dizem respeito a ninguém. Talvez até recuperar um pouco de inocência, de leveza de espírito, pq não?Percebi que essas travas podem ser superadas. Nunca tive problemas com meu lado "infantilóide", mas brincar MESMO (e não colecionar) com playmobil já fazia bem uns 16 anos...

E é exatamente assim que me sinto...como no texto do Rodrigo...Varias pessoas me perguntam sobre o porque coleciono e se brinco com minhas colecoes..rs,nao,nao brinco rs...e nem consigo mais fazer isso(infelizmente).Por mais que eu force a minha imaginacao,ela nao é a mesma de outrora,nao consegue imaginar,falas e cenarios,monstros imaginarios,mundos distantes,vozes estranhas..nada disso.Respondo que coleciono pelo simples prazer de colecionar;gosto apenas de relembrar um passado distante e extremamenre feliz..gosto de recordar,entende?Minha colecao é para ser admirada e me trazer boas recordacoes,e nada mais que isso.Mas é muito bom saber que nao sou a única a nao conseguir mais "fantasiar" um mundo de faz de conta...Porque temos de crescer e perder esta habilidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.