terça-feira, 10 de maio de 2022

Bonecas Nenêzinho & Bebêzinho da Estrela 1990

 


Estrela catálogos extras/Texto by
Conversando com a Jane Scuto, proprietária da loja Collecting Toys em SP, pois estava interessado em adquirir as páginas do Meu bebê/Bebezinho/Nenezinho de 1989, o motivo é que há tempos procuro saber em que ano exatamente os bebês Estrela passaram a ter olhos azuis (sei que olhos castanhos confirmado foi de 1982 até 1988. A partir de 1990 começaram a ser fabricadas com olhos azuis). No entanto, a Jane passou uma informação extremamente importante ao qual nunca nem tinha imaginado, entre 1989 até um certo período da década de 90, a Estrela fazia "catálogos extras", que eram os catálogos suplementares, ou seja, além do catálogo principal do ano, era feito mais um outro divulgando novos lançamentos de brinquedos/bonecas da marca. Não se sabe quantos catálogos à parte eram preparados para cada ano, nem mesmo se em absolutamente todos os catálogos a partir de 89 vai ter os extras, se isso ocorria em um ano mas em outro não.
No catálogo oficial de 1989 não tem a Meu Bebê/Bebezinho/Nenezinho, mas isso não significa que não tenham saído novos modelos nessa data, pode ser que tenham sido divulgados num catálogo suplementar de 89 agora e esse a Jane infelizmente não possui... Por exemplo, é o caso desses Bebezinhos e Nenezinhos de 1990 que estão ilustrando essa postagem, no catálogo principal de 90 não há nenhuma das 3: Meu bebê, Bebezinho e Nenezinho, já no catálogo suplementar apareceram apenas a Bebezinho e Nenezinho, exceto a Meu bebê que também faz parte da coleção. Mas cadê a Meu bebê então? Isso só a Estrela para responder. Talvez em mais um outro catálogo adicional?!
E como o catálogo suplementar de 1989 não deu as caras, aquela dúvida antiga sobre a alteração de cor dos olhos da boneca ainda permanece, pois até o momento, nunca foi visto...
É, complicado. Agora com esse negócio de catálogo extra, mais dúvidas surgirá e certamente conhecer novos lançamentos de bonecas antigas ficará mais difícil, porque não basta mais o catálogo principal do ano, mas será útil também os que foram feitos depois, os suplementares e quem coleciona brinquedos antigos com certeza sabem da importância que são esses materiais. Eita, Estrela! Você como sempre querendo dificultar a vida dos colecionadores.
Texto by:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100036144643221

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.