quinta-feira, 2 de abril de 2009

Bonecas de Papel

As bonecas de papel, com suas roupinhas recortáveis e montáveis, como hoje as conhecemos, começaram a ser difundidas na América do Norte e Europa a partir dos anos de 1910, em suplementos de propaganda e revistas. Dirigiam-se tanto as crianças, quanto às mulheres, com temas talvez mais específicos para cada idade: para as meninas, réplicas infantis e, para as últimas, as tendências da moda. Fala-se até de uma "época de ouro" das bonecas de papel. Teria começado a partir dos anos 30 e se estenderia até os anos do pós-Segunda Guerra; eram muitíssimo populares porque o papel tornara-se um produto acessível, bem mais barato que nos anos anteriores e o estrondoso sucesso em todas as casas eram as bonecas de celebridades, principalmente das estrelas do cinema.

Podia-se construir todo um Olimpo só com as divas de Hollywood em kraftpaper. De um lado, as modelos; uma Marilyn Monroe de roupas íntimas à moda da época (aqueles sutiãs torcidos no meio eram bárbaros), pinta junto da boca e, na página ao lado, seus figurinos com pequenas abas para dobrar e prender. Numa época onde as Barbies eram um luxo ao alcance de quase ninguém, poucas coisas deviam ser mais divertidas para as meninas, moças ou donas de casa quanto vestirem suas bonecas da Rita Hayworth como Gilda ou enfileirarem suas coleções da Dior em miniatura.
O ilustrador americano
Donald Hendricks, especializado em desenhos de moda, é o responsável por uma série de paperdools que vão direto à inspiração dos 50's para compor essas belas peças vintage que apresentamos logo aqui abaixo: Christian Dior, Grace Kelly, Rita Hayworth, uma adorável Frida Kahlo e mesmo a presidenciável Hillary Clinton.Para imprimir, cortar e montar sua própria boneca de papel, há no site paperdoll.com a galeria com os desenhos de Donald Hendricks com os mais diversos personagens da realidade e da ficção. Cai perfeito para os dias em que as mãos e as tesouras estão criativas.








http://www.denisebrandt.net/

Me lembro de quando eu era criança,mais ou menos lá com os meus 7 anos,todo Sábado era dia da minha mãe fazer compra no supermercado,e isso pra mim era a maior festa rs porquê significava que era dia de comprar Danoninho e passar na banca de jornal pra comprar bonequinhas de papel.Nossa...como eu gostava de brincar com essas bonecas...brinquei infinitas tardes no meu quarto com essas bonequinhas e chegava a montar cenarios e tudo mais rs,dava nomes as minhas"filhinhas" e quando elas rasgavam eu me recusava a joga-las fora...eu remendava com Durex e assim elas continuavam a fazer parte das minhas brincadeiras por longas tardes ainda.Eu tinha muitas e guardava todas cuidadosamente dentro de uma caixinha de sapato...algêm se lembra das Melissinhas dos anos 80?Então rs,eu tinha quase todas rs e era nelas que eu guardava com carinho as minhas preciosidades de papel...que saudade gostosa que sinto de cada uma delas...

3 comentários:

  1. Bia, sensacional a entrevista!!!!! Acho muito legal, independente do sexo de quem coleciona barbie ou outro brinquedo, pois, mostra a grandeza da pessoa, a sua essência, pois se ama tais bonequinhas, com toda certeza ama todas e respeita o próxim; e essas pessoas geralmente têm um dom de ser sincero, amigo etc....
    Parabenizo o entrevistado e que possa realizar os seus sonhos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gostou Sandra?O entrevistado é o Paul um grande amigo"virtual"rsrs e nós nos conhecemos justamente por causa de bonecas rs.Ele agora está morando no Japão,mas nossa amizade continua a mesma de quando ele estava aqui no Brasil rs.A coleção dele é um sonhoooooo e ele têm cada Barbie maravilhosa,vc irá adorar conhece-lo,ele está na lista dos meus amigos no orkut,dá uma olhadinha lá ;0)
    Beijinhos!Adoro vc!!!:0)

    ResponderExcluir
  3. Amei ver esta bonecas, tenho mta saudd dessa epoca maravilhosa da minha infancia.Relembrei etas e uma da Bruna Lombardi que tive, e uma casinha de papel que era meu sonho. Fiquei mto feloz de ter achado esta pagina.Abraço

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.