quinta-feira, 27 de novembro de 2025

E o Mario Arthur Adler,nos deixou este ano...ele fez parte da minha infância..










Uma história que marcou a infância de milhões de brasileiros!

A Estrela não foi apenas uma fábrica de brinquedos…
Ela foi a fábrica de memórias de toda uma geração.

Desde os tempos das bonecas de pano e do icônico Banco Imobiliário, passando pelo desafio do Genius, pela fofura da Moranguinho e pela adrenalina do Pula Pirata, a Estrela fez parte das nossas melhores lembranças.

Mas a história da marca não foi só feita de sucesso…
👊 Enfrentou disputas judiciais, quebras de contratos, concorrência internacional…
Mas mesmo com tudo isso, resistiu, se reinventou e continua viva.

Hoje, aposta em influenciadores digitais, brinquedos retrô e até licenças como Show do Milhão e Big Brother Brasil, reconectando pais e filhos em torno de uma mesma magia.

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O empresário Mario Adler morreu este ano em São Paulo, aos 86 anos, de causa não revelada. Adler tornou a Brinquedos Estrela uma das maiores indústrias do País e foi o responsável pela implantação do Dia das Crianças no Brasil, uma das datas mais importantes para a indústria e o varejo.

A Estrela foi fundada pelos pais dele, os imigrantes alemães Sigfried e Lizelote Adler. Com a ascensão do nazismo, migraram para Brasil em 1937, sem qualquer dinheiro. Sigfried começou a vender tampinhas de garrafas, o "que achava muito chato", conforme contou Mario à Confederação Israelita do Brasil (Conib)…

Foi sob as mãos de Mario que a Estrela se tornou um ícone, com os produtos mais desejados pelas crianças durante décadas. Líder empresarial, ele também tinha presença frequente na interlocução com o governo, nas décadas de 1980 e 1990, defendendo as pautas da indústria. Com a abertura do mercado brasileiro a produtos importados durante o governo Collor, a Estrela passou a ter dificuldades, até ser vendida ao empresário Carlos Tilkian.

Criador do Dia das Crianças, Adler disse, em entrevista ao Estadão em 2010, que o sucesso da data foi inesperado. "Acreditávamos que seria uma ação de marketing interessante para incrementar o negócio, mas não tínhamos a menor noção da importância que iria adquirir com o tempo", afirmou. No ano passado, o varejo vendeu R$ 9,35 bilhões na data, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC)

De acordo com Adler, a ideia inicial com o Dia das Crianças era reduzir a dependência da indústria em relação ao Natal. Ele cogitou, inclusive, comemorar o Dia da Criança no primeiro semestre, alterando a sazonalidade do setor, extremamente dependente da segunda metade do ano. Isso não foi adiante, pois já existia uma lei, do tempo do presidente Arthur Bernardes, oficializando o 12 de outubro como o dia dos pequenos .

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