segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Ho Ho Ho!!!


Estamos em Novembro e amanha é dia de finados..caramba,o ano passou num piscar de olhos;aliás,os anos tem voado nesses últimos anos;e sempre me lembro do que minha finada vózinha dizia"Minha filha,o tempo voa depois dos 20 anos..num piscar de olhos"..e é verdade.Parece que foi ontem que cheguei aqui na Alemanha cheia de dúvidas,incertezas,medo,objetivos,e sonhos,muuuuitos sonhos.Amanha será dia de finados no Brasil e eu nao estarei lá para ir no cemiterio(nao que eu fosse todos os anos)mas quando se está fora do Brasil,a gente passa a sentir falta de tanta coisa..até mesmo de ir ao cemiterio no dia de finados rs.Tenho tantos "mortos para chorar e lembrar"na minha familia..meus pais,meu irmao,minha irma,meus avós por parte de pai e mae,varios tios,um sobrinho que faleceu ainda bebê.Sei que é apenas um tumulo que jaz lá no cemiterio,porem gostaria muito de ir lá amanha.O dia de finados aqui,foi hoje,porem nao fui..fui ano passado e achei a cerimonia que fazem aqui,muito longa(porem lindissima),portanto,resolví ficar em casa dando uma geral na minha colecao(que voltou a crescer)e aproveitei para"ser crianca"com as minhas crias rs.Brincamos longas horas no mundo cor de rosa da Barbie.Elas adoraram e eu estou morta..e sem poder escutar nem mais um gritinho de crianca rs,por hoje basta!!!Ainda é Novembro..eu sei..porem como sempre fazia no Brasil,eu resolví montar a minha árvore de Natal rs..ano passado como foi o meu primeiro Natal fora do Brasil,pra mim foi um choque de todas as formas possíveis;pois estava longe de casa,longe dos meus"rituais natalinos de Novembro",estava muito preocupada com oque havia deixado para tras e com muita saudade de coisas que nem eu mesma sabia oque eram.Fora que o Natal aqui é bastante diferente..as arvores sao naturais e eles cortam os pinheiros praticamente uma semana antes do Natal. Detestei,pois além de fazerem uma sujeira na sala;eu nao achei as arvores naturais esplendorosas como as artificiais...e quando eu dizia que no Brasil muitas familias gostam de montar a arvore no mês de Novembro,a"gringaiada"ría de mim até dizer chega,debochavam legal mesmo...e eu tambem como nao estava familiarizada com a comida e os costumes daqui,nao conseguia encontrar os temperos que usava no Brasil,nao encontrava o Perú(Natal sem Perú,pra mim nao é Natal),enfim,nao encontrava nada para minha ceia "made in Brazil" rs.Para mim foi um Natal triste,sem ceia e sem Perú..ok ok,muitos podem dizer"Mas o importante é ter saúde e blá blá blá..",ok,saúde é importante sim;mas uma ceia bem feita tambem(pelo menos para mim rs);fora que eu triste, sou uma desgraca,pois acabo deixando geral ao meu redor triste tambem.Bom..esse ano tudo está sendo diferente..já me adaptei ao país e aos costumes;já aprendí onde posso achar comidas e temperos do Brazil,conseguí minha arvore artificial(e já montei)..enfim,tudo está como no meu"ritual natalino de Novembro"que fazia todos os anos no Brasil.Nao estou ligando para os comentarios da gringaiada que teima em me chamar de louca e a rir da minha cara quando chegam aqui e se deparam com minha arvore já montada e cheia de presentes rs(sim..estou lotando de presentes paras minhas crias e para mim mesma,lógico).Cada semana que vou ao mercado,é um novo enfeite de natal que entra aqui em casa..minha sala já está decorada com papais noeis,renas,anjos de natal,mamae noel,presentes...hummmmmmmm,como eu aaaaaaaamo o Natal e os dias que o antecedem;é bom demais,pois Natal lembra uma época muito boa da minha infancia...todos os Natais da minha infancia foram lindos,ricos e cheios de boas lembrancas.Muitos que participaram dos meus natais da infancia já se foram...se foram a muitos anos...mas nem isso consegue me deixar para baixo.Eu amo o Natal e esse ano o meu Natal será mais que perfeito,pois será exatamente como os meus natais no Brasil,porem com algo que no Brasil eu sonhava em ter e era impossível de ter....NEVE,MUITA NEVE!!!!Ho Ho Ho...e Perú,claro rsrsrsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.