A diversidade tem sido
assunto importante para a Mattel, gigante que produz a Barbie. A boneca
chega, neste ano, ao seu 60.o aniversário, incentivando meninas ao redor
do mundo a acreditar que podem ser o que quiserem e ter sucesso. Como
parte das comemorações, a empresa deve lançar bonecas com deficiência
física, segundo Lisa McKnight, diretora geral e vice-presidente sênior
da Barbie, que deu entrevista exclusiva à Universa . "Teremos
bonecas com deficiência físicas, com prótese na perna e com cadeira de
rodas. Estamos muito animados com esses lançamentos", diz Lisa. Em 1997,
a Mattel lançou uma boneca cadeirante chamada Becky, que era amiga da
Barbie. O problema: Becky não cabia na Dreamhouse da Barbie; sua cadeira
de rodas não passava pela porta nem entrava no elevador, o que, segundo
reportagens da época, fez a marca desistir da produção.
Com média de mais de cem bonecas vendidas por minuto, em 150
países, e um total de 58 milhões delas comercializadas ao ano, a Barbie
já foi muito criticada no que se refere às proporções de seu corpo
--inatingível na vida real-- e à sua falta de representatividade e de
identificação física com grande parte das meninas. Atenta a isso,
a Mattel vem há alguns anos investindo em bonecas com cabelos crespos,
cacheados, coloridos, também negras e plus size --mesmo que ainda não
cheguem perto de representar uma mulher gorda. "Queremos ter
certeza de que há espaço para que as meninas possam se ver na nossa
linha de bonecas. Barbie está sempre evoluindo e refletindo o que
acontece culturalmente. Ela mostra a moda, a beleza e os movimentos
sociais da época. Mais recentemente estamos muito orgulhosos da evolução
do corpo da Barbie, que nós sabíamos que nos daria a oportunidade de
criar mais variedade e diversidade", afirma Lisa. O envelhecimento da mulher é outra questão importante na
feminilidade, e Barbie, afinal de contas, está chegando à terceira
idade. Ela finalmente pode envelhecer? "Nós amamos homenagear as
mulheres que estão envelhecendo e se reinventando", afirma Lisa.
"Queremos associar a Barbie a essa sensibilidade. A boneca tem se
reinventado a cada cinco ou dez anos, e nós temos interesse em celebrar
mais mulheres como Iris Apfel [ícone de moda nos EUA, de 97 anos, que já
teve uma boneca em sua homenagem]. Somos muito inspiradas por Hillary
Clinton, Jane Fonda e Gloria Steinem, mulheres que têm múltiplos
capítulos em suas vidas". Barbie foi criada em 1959 pela americana
Ruth Handler (1916-2002). Desenvolver uma boneca adulta e com formas
femininas, quadril e seios, foi bastante corajoso para a época, quando
as meninas costumavam brincar com reproduções de bebês. Grande empreendedora, Ruth criou, ao longo da vida, sempre em
parceria com o marido, Elliot Handler (1916-2011), quatro empresas, uma
delas a Mattel, ainda na década de 1940. Na época, idealizou ainda os
primeiros brinquedos feitos de componentes reciclados. Na década de
1950, o destaque foi a contratação de mulheres de diferentes etnias e,
nos anos 1960, foi pioneira em segurança. Mãe de Barbara e
Kenneth, que inspiraram os nomes de Barbie e Ken, Ruth sempre quis que a
boneca fosse um exemplo profissional para as meninas, encorajando-as a
ser o que quisessem. "Ruth era uma mulher muito moderna e progressista
para aquele tempo. Então, esses são atributos que ainda tentamos
perseguir quando pensamos no futuro da marca", diz Lisa. Barbie já teve mais de 200 profissões, segundo a diretora
geral, e homenageou muitas mulheres pioneiras em suas áreas de atuação.
"Temos celebrado mulheres reais que estão trabalhando nessas carreiras,
pois achamos que é poderoso para as meninas. Quando elas veem essas
mulheres fazendo coisas incríveis, têm mais fé de que podem de fato
realizar seus sonhos."
Heroínas da vida real
A Mattel vem
trabalhando com o conceito de Sheros --no inglês, a palavra herói é
hero, sendo que "he"significa "ele" e "she"significa ela. A ideia do
projeto é homenagear mulheres inspiradoras e pioneiras transformando-as
em bonecas. "Há muitas mulheres incríveis por aí. Mas nós
tentamos nos concentrar em mulheres que estão fazendo coisas que ainda
são desconhecidas, que estão superando barreiras e estabelecendo um
exemplo real para as meninas, mostrando as elas que tudo é possível.
Então, a tendência é que destaquemos mulheres que são as primeiras em
seus campos de atuação ou que estejam fazendo algo memorável numa área
que tradicionalmente não é representada por mulheres." Neste ano, por causa do aniversário de 60 anos de Barbie
(celebrado em 9 de março, um dia depois do Dia Internacional da Mulher),
acontecerá o maior evento global de Shero de todos os tempos. "Vamos
celebrar muitas mulheres ao redor do mundo com bonecas. Além disso,
teremos uma ação na qual vamos convidar garotas a dividir seus sonhos de
ser a primeira em alguma coisa. Mesmo que as meninas estejam vendo mais
mulheres como exemplos, perseguindo carreiras em que não tínhamos
espaço antes, ainda há muito a fazer. Ainda há muitas primeiras vezes
para meninas e mulheres." Outro projeto em que a marca está investindo é o chamado Dream
Gap. "Queremos criar consciência nas meninas, em seus pais, na
sociedade, em empresas e nos educadores sobre assuntos que aparecem
quando as meninas têm cinco ou seis anos; quando começam a duvidar do
brilhantismo de seu gênero", afirma Lisa. "Além disso, vamos
financiar uma pesquisa para entender o porquê desse comportamento, quais
são as causas que estão levando as meninas a duvidar de seu gênero e o
que podemos fazer a respeito. Nós temos hipóteses que ligam isso a
estereótipos, mídia e alguns outros fatores externos, talvez até à falta
de exemplos que levem as garotas a não se verem tão brilhantes quanto
os meninos."
Comprei a minha Teepee hoje!! Teepee sao essas cabaninhas fofas que o
pessoal usa como decoracao em quarto infantil...mas eu acho essas
cabaninhas tao fofas que comprei uma para enfeitar o quarto onde guardo
minhas colecoes e aproveitei e coloquei bonecas dentro dela rs. Ela nao é
tao pequena como eu imaginava pelas fotos,entao tive que modificar
algumas coisas no quarto para ela poder caber direitinho rs. Eu ía
colocar bandeirinhas vintage ao redor dela,mas como ela já é estampada
eu resolví colocar luzes e enfeitar com flores. Ficou fofinho,né? 🥰⭐️⭐️⭐️⭐️
Minha bombom chegou semana passada e eu nem vim mostra-la a vcs...entao
aqui está...fotinhos da minha ginasta amputada! A primeira boneca
amputada da minha colecao
E tive uma surpresa quando abrí a caixa dela...eu a comprei pelo Ebay e
nao sabia quem era o vendedor.Quando abrí a caixa notei um pequeno
cartaozinho que vêio junto com ela,e para a minha surpresa o cartao era
da Debbie Behan Garrett,uma conhecidissima colecionadora de bonecas
negras. Eu amo o blog dela,a pagina,sigo o trabalho dela e acho ela
inspiradora,e espero um dia ser como ela 🥰 É uma honra saber que a minha bombom vêio da casa dela 😊
In
today’s society, the constant stream of celebrity content on social
media and television has a huge influence on the lives of many ordinary
people. Whether it’s beauty or riches or fame, many people strive to
live just like their icons and often measure their own achievements
against them. Bologna, Italy-based digital artist Dito Von Tease explores the meaning of “contemporary simulacra”—a term that describes
“the transformation of the symbolic into the semiotic image – a journey
from reflecting reality, to masking reality, to having no relation to
reality whatsoever”—by turning iconic figures throughout history into
toy dolls.
The series, aptly titled IDollz (a portmanteau of the words “idol” and “doll”), sees past and present influential figures such as Frida Kahlo
and Barack Obama reimagined as mere playthings. The Photoshopped
portraits illustrate the false and manufactured idea of “celebrity.” Von
Tease says, “The representation of celebrities as dolls reveals the
mystery of their power: their magnificence does not belong to them, but
it depends on people and their investiture, belief, and confidence. So
postmodern idols become like toys in the hands of their fans, citizens,
faithful, or users.” Each subject features distinct elements that allow the audience to
instantly recognize the character, despite their “dollified” appearance.
The Frida Kahlo doll wears flowers in her hair and her famous skull
earrings, and she has her iconic monobrow; the Charlie Chaplin doll has a
black and white suit along with bowler hat and mustache; and the
Freddie Mercury doll is styled with his quintessential mustache and the
artist’s famous yellow jacket. This is a visual reminder of how public
figures tend to have their own refined costume-like looks and
self-images, just like a doll. You can see more of Von Tease’s artistic projects on his website.
Italy-based digital artist Dito Von Tease reimagines celebrity figures as toy dolls.
Freddie Mercury
Charlie Chaplin
The series, aptly titled IDollz, is a representation of the false and manufactured idea of “celebrity.”
Comprei a minha ginasta negra!!! 🥰
Como foi dificil achar a negra...a loira eu encontrei aos montes rs.
Vcs sabem o quanto gosto de dolls diferentes e se elas forem
negras,melhor ainda ☺️
A American Girl já tinha feito dolls amputadas antes,mas era trabalhoso
tê-las,pois tinha que mandar para um outro lugar para colocarem a
protese...essa já vêm assim. Agora eu tenho doll amputada, tenho na
cadeira de rodas,tenho albina,e brevemente irei comprar uma com vitiligo
tambem rs. E vivam as diferenças!!
Quando eu era pequena, não entendia o choro solto da minha mãe ao assistir a um filme, ouvir uma música ou ler um
livro. O que eu não sabia é que minha mãe não chorava pelas coisas
visíveis. Ela chorava pela eternidade que vivia dentro dela e que eu, na
minha meninice, era incapaz de compreender. O tempo passou e hoje me
emociono diante das mesmas coisas, tocada por pequenos milagres do
cotidiano. É que a memória é contrária ao tempo. Enquanto o tempo
leva a vida embora como vento, a memória traz de volta o que realmente
importa, eternizando momentos. Crianças têm o tempo a seu favor e a
memória ainda é muito recente. Para elas, um filme é só um filme; uma
melodia, só uma melodia. Ignoram o quanto a infância é impregnada de
eternidade. Diante do tempo envelhecemos, nossos filhos crescem,
muita gente parte. Porém, para a memória ainda somos jovens, atletas,
amantes insaciáveis. Nossos filhos são crianças, nossos amigos estão
perto, nossos pais ainda vivem. Quanto mais vivemos, mais
eternidades criamos dentro da gente. Quando nos damos conta, nossos baús
secretos – porque a memória é dada a segredos – estão recheados daquilo
que amamos, do que deixou saudade, do que doeu além da conta, do que
permaneceu além do tempo. A capacidade de se emocionar vem daí:
quando nossos compartimentos são escancarados de alguma maneira. Um dia
você liga o rádio do carro e toca uma música qualquer, ninguém nota, mas
aquela música já fez parte de você – foi o fundo musical de um amor, ou
a trilha sonora de uma fossa – e mesmo que tenham se passado anos, sua
memória afetiva não obedece a calendários, não caminha com as estações;
alguma parte de você volta no tempo e lembra aquela pessoa, aquele
momento, àquela época... Amigos verdadeiros têm a capacidade de se
eternizar dentro da gente. É comum ver amigos da juventude se
reencontrando depois de anos – já adultos ou até idosos – e voltando a
se comportar como adolescentes bobos e imaturos. Encontros de turma são
especiais por isso, resgatam as pessoas que fomos, garotos cheios de
alegria, engraçadinhos, capazes de atitudes infantis e debilóides, como
éramos há 20 ou 30 anos. Descobrimos que o tempo não passa para a
memória. Ela eterniza amigos, brincadeiras, apelidos... mesmo que por
fora restem cabelos brancos, artroses e rugas. A memória não
permite que sejamos adultos perto de nossos pais. Nem eles percebem que
crescemos. Seremos sempre "as crianças", não importa se já temos 30, 40
ou 50 anos. Prá eles a lembrança da casa cheia, das brigas entre irmãos,
das estórias contadas ao cair da noite... ainda são muito recentes,
pois a memória amou, e aquilo se eternizou. Por isso é tão difícil
despedir-se de um amor ou alguém especial que por algum motivo deixou de
fazer parte de nossas vidas. Dizem que o tempo cura tudo, mas não é
simples assim. Ele acalma os sentidos, apara as arestas, coloca um
band-aid na dor. Mas aquilo que amamos tem vocação para emergir das
profundezas, romper os cadeados e assombrar de vez em quando. Somos a
soma de nossos afetos, e aquilo que amamos pode ser facilmente reativado
por novos gatilhos: somos traídos pelo enredo de um filme, uma música
antiga, um lugar especial. Do mesmo modo, somos memórias vivas na
vida de nossos filhos, cônjuges, ex-amores, amigos, irmãos. E mesmo que o
tempo nos leve, daqui seremos eternamente lembrados por aqueles que um
dia nos amaram.
Dia primeiro de janeiro foi meu aniversário e eu ganhei de presente do meu esposo essa casinha dos Sylvanians Family 🥰.
Como a casinha vêm praticamente vazia e somente com uma coelhinha,eu
tive que comprar alguns sets de moveis para essa fofura em miniatura rs.
A parte de baixo só falta comprar as cortinas e o lustre...e na parte
de cima falta a mesinha de telefone e a penteadeira,que já comprei no
Amazon e estou esperando chegar 😊
Na parte de cima estao as duas coelhinhas gemeas rs, e na parte de
baixo estao a mamae e o papai coelho,e o filho coelhinho rs. Quero
comprar os vovós tambem 🥰
Ela é a boneca mais fofa e adoravel desse mundo. Valeu a espera 🥰.
Encontrar roupinhas para ela nao foi dificil,já que tenho muitas
bonecas do mesmo tamanho,porem ela tem o corpinho mais gorduchinho e pés
maiores que as outras bonecas que tenho...tive que usar realmente
sapatinho de crianca nela(que catei de minhas reborns...couberam
perfeitamente nela).O colarzinho foi mandado de presente pela ex dona
dela e eu fiquei encantada com o
capricho e o carinho da embalagem...pensa num caixa perfumadissima?É a
caixa dela rs...aliás,eu me encantei pela caixa dela tambem,que apesar
de velhinha foi muito bem conservada por todos estes anos. Ela veio com a
roupinha original dela,mas eu coloquei essa roupinha da Our Generation e
óculos para dar mais um charme. Ela nao ficou fofa? 😊🥰 Flávia Nóbrega,a minha Gui Gui está mandando um beijinho para as suas Gui Guis rsrs 😄😘💋💋💋💋💋💋 #nofilter#gigglesdoll#ilovedolls#guigui#hausderpuppen
Comprei
o meu primeiro set para a minha casinha dos Sylvanian Families!!
Comprei o set do quarto...semana que vêm eu compro o da sala rs. Nao é
uma gracinha? Quando a casinha estiver completa eu posto fotinhos 🥰😘 — feeling happy in Germany.